Nosso Trabalho
O ObservaDF usará dados secundários provenientes de instituições de pesquisa como a Codeplan e o IBGE, além de registros administrativos de órgãos públicos de âmbito Distrital e Federal. Tais bases de dados permitem inúmeros estudos usando técnicas diversas de mineração, extração, análise e visualização de dados. O propósito será elaborar estudos que investiguem a situação do mercado de trabalho no DF, usando, por exemplo, a Relação Anual de Informações Anuais (RAIs), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), e Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD-Contínua).
O projeto é generosamente financiado através de emendas orçamentárias da Senadora Leila Barros e é utilizado para pagamento dos pesquisadores, contratação de empresa de pesquisa e de comunicação. Os recursos são administrados pela Finatec com base em projetos aprovados pela Universidade de Brasília.
PESQUISADORES
Ana Maria Nogales
Concluiu o doutorado em demografia – Université Catholique de Louvain em 2001. Atualmente é professora do departamento de estatística, e professora do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI/CEAM/UnB). Foi diretora de estudos e políticas sociais (DIPOS) da Codeplan/GD (2016-2018) e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais – ABEP – (2017-2018). Atualmente é coordenadora do laboratório de população e desenvolvimento com projetos na área da saúde e vulnerabilidade social vinculado ao núcleo de estudos urbanos e regionais (LPD/NEUR/CEAM) da Universidade de Brasília. Tem orientado e co-orientado teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de iniciação cientifica e trabalhos de conclusão de curso nas áreas de probabilidade e estatística, população, saúde coletiva e estatística aplicada. Atua na área de demografia e estatística aplicada. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: mortalidade, causas de morte, análise de correspondência, ensino de estatística, mortalidade infantil, violência, migração, projeções de população, crescimento demográfico, indicadores, educação e juventude.
Andrea Felippe Cabello
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (2007), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (2010) e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2012). Foi Coordenadora na UnB do Mestrado em Consórcio Internacional Erasmus Mundus Economics of Globalisation and European Integration. Foi Coordenadora de Projetos Especiais do Decanato de Ensino de Graduação entre 2017 e 2018 e Diretora de Avaliação e Informações Gerenciais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Informações Gerenciais entre 2018 e 2019. Atualmente é professora associada da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de educação, universidades e avaliação de políticas.
Frederico Bertholini Santos Rodrigues
Professor no Instituto de Ciência Política na Universidade de Brasília. Doutor em Administração (Instituições, Políticas e Governo) na FGV, com período sanduíche na Universidade de Nova York. Tem mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Foi Gerente de Estudos na Codeplan-DF e pesquisador associado na FGV/RJ, formador de gestores no ProJovem Urbano e Coordenador Municipal de Qualificação Profissional do ProJovem na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Políticas Públicas, Avaliação e Métodos de Pesquisa.
Lucio Remuzat Rennó Junior
Lucio R. Renno é Professor Associado do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (2006-presente). Atualmente é Pró-Reitor de Pós-Graduação (2021-presente) e foi Diretor do Instituto de Ciência Política (2020). Ele recebeu seu Ph.D. em Ciência Política pela Universidade de Pittsburgh (2004). Entre 2015 e 2018, o Prof. Renno foi Presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). Foi Professor Assistente no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade do Arizona (2005-2006) e fez pós-doutorado na Universidade Estadual de Nova York – Stony Brook (2004-2005) e no Instituto Alemão de Estudos Globais e de Area, Hamburgo, Alemanha (2009-2010; 2011; 2013). Foi professor visitante da Frei Univesitat, Berlim, Alemanha, titular da Cátedra Sergio Buarque de Holanda no Centro de Estudos Latino-Americanos; Universidade Nacional Australiana, Canberra, Austrália; Universidade Nacional de Yokohama, Yokohama, Japão; Universidade do Texas, Austin; Universidade Vanderbilt; e Universidade de Oxford, Reino Unido. Publica sobre política legislativa, comportamento eleitoral e opinião pública.
Thiago Aparecido Trindade
Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UnB. Doutor em Ciências Sociais (2014) e mestre em Ciência Política (2010) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); graduado em Geografia (Licenciatura – 2005; Bacharelado – 2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Foi tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) em Ciência Política entre outubro de 2016 e setembro de 2022. Desenvolve pesquisas com foco nos seguintes temas: segregação urbana, direito à cidade, democracia, espaço público e neoliberalismo. Integrante da coordenação do grupo de pesquisa Geopolítica e Urbanização Periférica (Geourb), onde coordena a linha de pesquisa Sociedade e Urbanização na América Latina (Soul). Também é coordenador do Núcleo Brasília do INCT Observatório das Metrópoles, colaborador do Laboratório Social e ativista da rede BrCidades. Autor do livro Protesto e democracia: ocupações urbanas e luta pelo direito à cidade (2017, Paco Editorial). Em 2024, coordena ao lado de Taísa Sanches (UFRJ e Observatório das Metrópoles) o GT Cidades e democracia em disputa, na ANPOCS.
Guilherme Viana
Possui graduação em Estatística, é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECO), todos pela UnB. Tem experiência de atuação nas áreas de Educação, Direito, Business Intelligence, Saúde e Políticas Públicas. Atualmente é Diretor de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI) no Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO) na UnB, Recenseador Institucional da UnB e membro representante da Gestão na Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.
* Apoio técnico Servidor Yuit Distéfano
Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário IESB. Servidor efetivo no Instituto de Ciência Política desde 2014.